sexta-feira, abril 07, 2006

Downloads de músicas na Net..crime ou puro alarmismo?

A propósito da onda de alarmismo que por aí anda por causa de processos e multas não sei quê por se sacar uns mp3 e umas fotos de gajas nuas (ou do brad pitt lol) da net, recebi há pouco este mail, que pelos vistos já anda a circular pela rede desde ontem.

Não vou aqui colocar o texto todo, para isso, passei-o para um pdf que acabei de uploadar e podem ler na íntegra *aqui* [ aguardar 45 segundos, clickar, blablabla ] - aconselho vivamente a leitura até ao fim, está muito bem escrito.

Vou apenas colocar as melhores partes :P

(...)
6º - Se estivessem a infringir alguma lei, acham que seriam enviadas cartas para pararem com os downloads e a serem convidados a pagarem de livre vontade? Também ninguém manda cartas a um ladrão para parar de roubar no metro e entregar-se na esquadra mais próxima, ou a um assassino para parar de matar os vizinhos com a caçadeira, e para se dedicar à agricultura. (...)

(...) Tirar músicas da Internet dá multa até 5000 euros. E andar a 120km/h dentro de uma localidade dá 500 euros? (...)

(...)
9º - Há vários cantores e grupos de música nacionais que culpam a "pirataria" das baixas vendas que os seus álbuns conseguem no mercado. Esta é a lista de vários artistas que lutam contra a pirataria: Ágata, Agrupamento Musical Diapasão, Aldina, Alfredo Vieira de Sousa, Ana Moura, António Cunha (Uguru), António Manuel Ribeiro, António Manuel Guimarães (Magic Music), Banda Lusa, Blasted Mechanism, Blind Zero, Bonga, Boss AC, Camané, CantaBahia, Carlos do Carmo, Carlos Maria Trindade, Carlos Tê, Clã, Cristina Branco, Da Weasel, Danae, David Fonseca, Dealema, Delfins, DJ Vibe, Dulce Pontes, Emanuel, Expensive Soul, Fernando Rocha, Filipa Pais, Fingertrips, FNAC, GNR, Gutto, Iran Costa, Íris, Jaguar Band, João Afonso, João Gil, João Monge, João Pedro Pais, João Portugal, Jorge Cruz, Jorge Palma, José Mário Branco, Liliana, Lúcia Moniz, Luís Cília, Luís Represas, Luísa Amaro, Mafalda Veiga, Manuel Faria, Manuel Freire, Manuel Paulo, Mão Morta, Marante, Maria João&Mário Laginha, Mário Fernandes, Mariza, Ménito Ramos, Mesa, Miguel&André, Miguel Guedes (em nome individual), Mind da Gap, Místicos, Mónica Sintra, Paula Teixeira, Paulo Ribeiro, Pedro Abrunhosa, Pedro Ayres Magalhães, Pedro Oliveira, Pedro Osório, Quatro Cantos, Quim Barreiros, Quinta do Bill, Rádio Macau, Rita Guerra, Rodrigo Leão, Rosita, Rui Bandeira, Rui Veloso, Santamaria, Sérgio Godinho, Teresa Tapadas, The Gift, Toranja, Toy, Tozé Brito, UHF, Vitorino, Wraygunn, Xutos e Pntapés, X-Wife e Zé Peixoto.

Por favor, e peço-vos que metam a mão na consciência: Quem é a pessoa com com alguma inteligência que se vai a meter a fazer download de músicas da Ágata? Ou da Rosita? Ou do Agrupamento Musical Diapasão? Ou pior, do Iran Costa? (...)

(...)
11º - Ok, concordo que os direitos de autor têm que ser protegidos. Mas não concordo que um simples CD de música cujo custo de fabrico ronda 1 euro, seja vendido por 15/20 euros, em que apenas cerca de 2 euros vão para os artistas. E ainda têm a lata de chamar piratas a nós? (...)

(...)
Agora só vos peço para levarem a vossa vida atrás do computador calmamente, não castiguem os vossos filhos por algo que não estão a fazer, e acima de tudo, divulguem toda esta informação, para que essas empresas que vêm do estrangeiro, não pensem que somos uma cambada de saloios e que nos podem meter medo!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Resta dizer que isto foi escrito por um fulano de 20 anos, que frequenta o 12º ano de escolaridade.

E, já agora, dizer que 1 (um) caso similar chegou a tribunal em França. O juíz, desculpabilizou 3 acusados de pirataria de tudo que lhes era imputado. Um jornalista perguntou-lhe o porquê da sentença, e o magistrado respondeu qualquer coisa do tipo "é a mesma coisa que o senhor comprar um ferrari e ao sair do stand o policia à porta lhe dizer de pronto.. olhe que só pode circular a 50 km/h..."

Saudações Bósticas

P.S.: i think i taw a putty cat.
(em português, acho que vi a Shakira no B.A hoje.
Braga começa a ser um autêntico poiso para as estrelas do mundo da pop.
Depois da Avril Lavigne, não é Peres?...)

7 Comments:

At sexta abr. 07, 05:47:00 da manhã 2006, Blogger lit0s said...

ah! e está confirmado, nova aquisição em vias de assinar contrato.

o escorpiao (que não de jade) já afina os motores com os seus lembretes de não sei quê comprados a preço não sei quantos na pheira do qualquer coisa

 
At sexta abr. 07, 12:23:00 da tarde 2006, Blogger Serôdio said...

Já começaram as negociações???E o contrato vai ser por qts anos???Qt vai receber???Já falaste com o teu banco???Se calhar é melhor falar com o meu :P
Penso que será uma excelente aquisição para o nosso blog, e todos os membros concerteza que estarão de acordo, aliás o futuro contribuinte é um conhecido de todos, o que torna mais fácil o contacto entre todos!!!Se calhar convem fazer um briefing aquando a assinatura do contrato!!!
bienvenue :)

Em relação à Shakira penso que a "moça" anda a fazer a devida promoção para o Rio Rock e o primeiro local indicado pelos seus assistentes foi o BA!!Provavelmente nos proximos dias encontraremos no mesmo "estabelecimento comercial" a Ivete Sangalo a fazer publicidade akela cerveja, k não vou dizer o nome, que tem um sabor akela àgua que bebemos da torneira com um travozinho a ferrugem!!!Tb avistaremos um individuo que pertence a uma banda que tem o nome de uma marca de alerons para automoveis(ZRT); e muitos muitos mais...........

Relativamente ao que o rapaz diz no manifesto concordo plenamente, mas só acho que por vezes existe uma certa necessidade de descarregar musiquinhas da "..gata e do diapão" para as nossas festinhas de Verão :)

Com os melhores cumprimentos

 
At sexta abr. 07, 02:32:00 da tarde 2006, Blogger PLM said...

rui bandeira..grd cantor..grd
estilo!!a coima de downloads ilegais dos 1/4 ano d carreira deste senhor pode chegar aos 25000 euros!!vejam la o que andam a fazer!!

 
At sexta abr. 07, 03:33:00 da tarde 2006, Blogger Júlio Parco said...

eu sabia que o grande Cid não se importava...

 
At sexta abr. 07, 06:27:00 da tarde 2006, Blogger lit0s said...

"(...) mas só acho que por vezes existe uma certa necessidade de descarregar musiquinhas da "..gata e do diapão" para as nossas festinhas de Verão"

tem piada que digas isso, pq eu a seguir a esse ponto 9, até ia colocar uma chamada de atenção a dizer qualquer coisa do tipo.. «peres, desculpa lá qualquer coisinha :D»

mas à última hora decidi-me por retirar..para não ferir susceptibilidades :P agora vejo que não feria coisa nenhuma :DDD

 
At sexta abr. 07, 07:02:00 da tarde 2006, Blogger lit0s said...

já agora peres, pq insultas os cavalos?

 
At sábado abr. 08, 03:05:00 da tarde 2006, Blogger Bastos said...

Sim, sr.peres pq os cavalos tb tem dignidade :P!!!

sr. lit0s, peço desculpas mas apenas agora tive um tempinho livre para ler este excelente artigo na integra (bastos tem andado muito ocupado em organizar os seus downloads todos direitinhos)!!

"...Quem mantém o registo a quem pertence cada IP ligado, é apenas a empresa de Internet a
quem contratam o serviço (ex. Netcabo, Cabovisão, Sapo, Clix, etc.). Neste caso, só com um
processo judicial é que a vossa informação confidencial é disponibilizada.
..."
Isto é mm verdade!!Completamente de acordo!!! Mas o único senão, e não seria de estranhar, é ver os ditos xulos a fornecer essa nossa informação a qualquer um (sem processo judicial) só para encaixar mais algum-$€€$...

Já agora, está a pairar no ar um boato qualquer coisa sobre "o arranja motores" ;) Completamente a favor :D

 

Enviar um comentário

Home